Santa Rita de Cássia

Todo o dia 22 celebramos uma missa em honra a Santa Rita. A Santa das causas impossíveis, a sua festa é no dia 22 de maio Mais »

Oficina de Oração

Adoração ao Santíssimo Sacramento e Estudo de textos agostinianos com Frei Salvador,oar - diretor espiritual da fraternidade Mais »

Reunião e Missa em honra a Santo Agostinho

Todo dia 28 a Fraternidade Agostiniana Recoleta se reúne e celebra a Missa de Santo Agostinho. Mais »

 

Santo Agostinho e a Eucaristia

eucharistEstamos publicando o último tema das Reflexões Agostinianas. Talvez seja um pouco longo, mas vale a pena, é um verdadeiro presente da Ordem Agostiniana Recoleta para aqueles que querem se envolver com a espiritualidade agostiniana

Este é meu Filho amado!

Jesus-Baptism

Vemos, pois, e contemplamos, como se de um espetáculo divino ,  junto ao rio Jordão, apresenta-se a nós o nosso Deus na Trindade.

O mistério da Epifania, segundo Santo Agostinho

epifaniaVejam! O Criador do ser humano se fez homem para que, Aquele que governa do mundo sideral, se alimentasse de leite; para que o Pão tivesse fome; para a Fonte tivesse sede, a Luz adormecesse, o Caminho se fatigasse na viagem, a Verdade fosse acusada por falsos testemunhos, o Juiz dos vivos e dos mortos fosse julgado por um juiz mortal, a Justiça fosse condenada pelos injustos, a Disciplina fosse açoitada com chicotes, o Cacho de uvas fosse coroado de espinhos, o Alicerce fosse pendurado no madeiro; para que a Virtude se enfraquecesse, a Saúde fosse ferida e morresse a própria Vida” (Sermão 191,1: PL 38,1010).

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

Our_Lady_Hodegetria“Uma das grandes mercês que Deus nos fez, além de nos criar e redimir, foi querer ter uma Mãe, pois, tomando-a Ele por sua, no-la dava por nossa.”

 

 

 

Natal

belem

Jazia no presépio Aquele que contém o mundo; era uma criança que não sabia falar, aquele que era a Palavra. Aquele que não cabe nos céus, era levado no seio de uma mulher. Esta regia nosso Rei; era portadora daquele em quem somos; amamentava aquele que é nosso Pão.

A Verdade que está no seio do Pai, nasce da terra, para que estivesse também no seio da mãe. A Verdade na qual está contido o mundo, nasceu da terra, para que fosse carregada pelas mãos de uma mulher. A Verdade com a qual é alimentada incorruptivelmente a beatitude dos anjos, nasceu da terra, para que fosse amamentada por seios de carne.

Aquele que no seio do Pai precedeu todos os espaços dos séculos, é o mesmo que nascendo de uma mãe entra hoje no correr dos anos. É feito homem o autor do homem, para ser alimentado no peito o que governa os astros; para que o Pão tivesse fome, para que a Fonte tivesse sede, para que a Luz dormisse, para que o Caminho se cansasse ao caminhar.

Santo Agostinho
Sermão 184, 3 PL 38, 997

Aplanai os caminhos…

ag1

 

 

João é a voz, Cristo, a Palavra

João era a voz, mas o Senhor, no princípio, era a Palavra (Jo 1,1).

João era a voz passageira, Cristo, a Palavra eterna desde o princípio.

Programação de Dezembro

Programação1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recoleção Agostiniana

recoleção

 

 

Neste 5 de dezembro comemoramos a Recoleção Agostiniana. São mais de 400 anos de história, de um processo que evoluiu a partir de Santo Agostinho chegando a identidade atual da Ordem Agostiniana Recoleta.

60 anos

60 anos3

 

 

1955 / 2015 – 60 anos se passaram… A Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia Santa Mônica, louvando a Deus e com muita alegria comemora seu jubileu de diamante. Foi erigida canonicamente em 3 l /8/ 1955 por Frei Valentin Rejón, superior da residência agostiniana e 28 membros fundadores, a maioria já falecida.

Convite

Convite2