Santa Rita de Cássia

Todo o dia 22 celebramos uma missa em honra a Santa Rita. A Santa das causas impossíveis, a sua festa é no dia 22 de maio Mais »

Oficina de Oração

Adoração ao Santíssimo Sacramento e Estudo de textos agostinianos com Frei Salvador,oar - diretor espiritual da fraternidade Mais »

Reunião e Missa em honra a Santo Agostinho

Todo dia 28 a Fraternidade Agostiniana Recoleta se reúne e celebra a Missa de Santo Agostinho. Mais »

 

A COMUNIDADE E A CARIDADE FRATERNA Jo 4, 7-21

agostinho e comunidadeSanto Agostinho (354-430), africano de nascimento e romano de cultura, é um patrimônio de santidade e cultura não só da Igreja, mas de toda a humanidade. Filósofo, teólogo, místico, pastor e defensor dos pobres, é também fundador de um estilo de vida religiosa.

SANTO AGOSTINHO E A MISERICÓRDIA

augustineDIVERSAS FRASES DE SANTO AGOSTINHO SOBRE A MISERICÓRDIA

SOBRE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

ress

São José, Patrono da Ordem

StJosephwithchrist

O esposo da Virgem Maria é patrono especial dos Agostinianos Recoletos ha três séculos e meio; precisamente, desde que assim ficou decidido no Capítulo Geral de 1669. Já desde 1630, cada sábado em todas as casas, eram cantadas em sua memória as palavras que o anjo lhe disse em sonho.

Sto Agostinho e a Quaresma

crucif

Três momentos da quaresma com Santo Agostinho

Santo Agostinho e a Eucaristia

eucharistEstamos publicando o último tema das Reflexões Agostinianas. Talvez seja um pouco longo, mas vale a pena, é um verdadeiro presente da Ordem Agostiniana Recoleta para aqueles que querem se envolver com a espiritualidade agostiniana

Este é meu Filho amado!

Jesus-Baptism

Vemos, pois, e contemplamos, como se de um espetáculo divino ,  junto ao rio Jordão, apresenta-se a nós o nosso Deus na Trindade.

O mistério da Epifania, segundo Santo Agostinho

epifaniaVejam! O Criador do ser humano se fez homem para que, Aquele que governa do mundo sideral, se alimentasse de leite; para que o Pão tivesse fome; para a Fonte tivesse sede, a Luz adormecesse, o Caminho se fatigasse na viagem, a Verdade fosse acusada por falsos testemunhos, o Juiz dos vivos e dos mortos fosse julgado por um juiz mortal, a Justiça fosse condenada pelos injustos, a Disciplina fosse açoitada com chicotes, o Cacho de uvas fosse coroado de espinhos, o Alicerce fosse pendurado no madeiro; para que a Virtude se enfraquecesse, a Saúde fosse ferida e morresse a própria Vida” (Sermão 191,1: PL 38,1010).

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

Our_Lady_Hodegetria“Uma das grandes mercês que Deus nos fez, além de nos criar e redimir, foi querer ter uma Mãe, pois, tomando-a Ele por sua, no-la dava por nossa.”

 

 

 

Natal

belem

Jazia no presépio Aquele que contém o mundo; era uma criança que não sabia falar, aquele que era a Palavra. Aquele que não cabe nos céus, era levado no seio de uma mulher. Esta regia nosso Rei; era portadora daquele em quem somos; amamentava aquele que é nosso Pão.

A Verdade que está no seio do Pai, nasce da terra, para que estivesse também no seio da mãe. A Verdade na qual está contido o mundo, nasceu da terra, para que fosse carregada pelas mãos de uma mulher. A Verdade com a qual é alimentada incorruptivelmente a beatitude dos anjos, nasceu da terra, para que fosse amamentada por seios de carne.

Aquele que no seio do Pai precedeu todos os espaços dos séculos, é o mesmo que nascendo de uma mãe entra hoje no correr dos anos. É feito homem o autor do homem, para ser alimentado no peito o que governa os astros; para que o Pão tivesse fome, para que a Fonte tivesse sede, para que a Luz dormisse, para que o Caminho se cansasse ao caminhar.

Santo Agostinho
Sermão 184, 3 PL 38, 997