Category Archives: Artigos

O JUBILEU UM ANO DE REMISSÃO E GRAÇA

O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. A celebração cristã do Jubileu se fundamenta na Bíblia, tanto no Antigo Testamento. De onde temos a tradição judaica, como no Novo Testamento. A palavra “Jubileu” vem do hebraico, yovel. Refere-se ao carneiro, cujo chifre foi usado para anunciar o ano festivo.

A conversão de Santo Agostinho

Tarde te amei,
beleza sempre antiga e sempre nova,
tarde te amei.
 
O momento da conversão na vida de Agostinho é dramático. 

Após anos de incertidão, resistência e confusão, ele encontra seu verdadeiro lar. Encontrando a si mesmo e a Deus, Agostinho encontrou a felicidade.

CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS

 

 

A Carta aos Romanos representa a síntese mais elaborada da teologia paulina, mesmo faltando a eclesiologia. Sob o aspecto histórico, Romanos ocupa urna grande importância porque:

 

Oficina de Oração Agostiniana – Março

Amados de Deus (1)

O amor e a eleição divina – parte bíblica

O tema dos Exercícios Espirituais Agostinianos de 2019 é o estudo da Carta de São Paulo aos Romanos. Paulo não fundou a comunidade cristã de Roma, nem a tinha visitado ainda. Ele escreve a carta, pelo que ouviu falar.

Em Roma havia uma colônia judaica, numerosa e ativa, de pelo menos 50.000 membros, com até 13 sinagogas, embora nem todos eram cristãos.

Reflexão do Papa Francisco sobre a Quaresma

Quaresma é um novo início, uma estrada que conduz a uma meta segura: a Páscoa da Ressurreição. O Papa nos traz, todos os anos, pouco antes de iniciar a Quaresma, uma mensagem que tenta nos direcionar para esse tempo de encontro com Deus.

Resumo Campanha Fraternidade 2019

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27)

 

 

 

 

 

Apresentação do Senhor

 

Festa da Apresentação do Senhor – Maria e José levaram Jesus a Jerusalém para apresentá-lo no Templo

São Lucas 2, 22-40

 

 

 

 

 

SANTO AGOSTINHO E OS 7 SACRAMENTOS

Agostinho foi bispo de Hipona (litoral noroeste da África). Nasceu em Tagaste (Numídia) em 13 de Novembro de 354 e morreu em Hipona em 28 de Agosto de 430. Ele é um dos mais proeminentes doutores da Igreja. Em seu ministério combateu fortemente as heresias dos Maniqueus e Pelagianos. (ENCICLOPÉDIA CATÓLICA, 1907). Neste artigo iremos analisar as passagens nas quais santo Agostinho demonstra sua crença nos 7 sacramentos cristãos.

Epifania do Senhor

A origem oriental desta solenidade está implícita no seu nome: Epifania (revelação, manifestação). Os latinos usavam a denominação festividade da declaração ou aparição com o significado de revelação da divindade de Cristo ao mundo pagão através da adoração dos magos, aos judeus com o batismo nas águas do Jordão e aos discípulos com o milagre das bodas de Caná.

NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ DE MEDJUGORJE

No dia 1º janeiro a igreja celebra N.S. Mãe de Deus e juntamente o Dia Mundial da Paz e é oportuno este artigo.Da mesma forma que N.S. de Fátima em 1917 antecedeu a segunda guerra mundial e a destruição de milhões de vidas. Assim nos chegou N.S. de Medjugorje antes da maior matança do século XX , a guerra da Bósnia, que foi o conflito mais prolongado e violento da Europa desde o fim da II Guerra Mundial, com duração de 1.606 dias. A guerra durou pouco mais de três anos e causou cerca de 200.000 vítimas entre civis e militares e 1,8 milhões de deslocados em 1995