Category Archives: Artigos

As Missões de Santo Ezequiel Moreno hoje

O santo agostiniano recoleto fez um trabalho importante em áreas de missão nas Filipinas e na Colômbia. Hoje são áreas desenvolvidas social e espiritualmente.A figura de San Ezequiel Moreno, primeiro santo agostiniano recoleto e bispo de Pasto, está intimamente ligada à missão. O religioso teve ao longo de sua vida o ardor missionário desde o início de sua vida religiosa. Nas Filipinas e na Colômbia, o trabalho iniciado pelos agostinianos recoletos continua importante hoje.

SANTO AGOSTINHO E MARIA

 

 

 

 

 

 

N.S. DO CARMO

Monte Carmelo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa “jardim” ou “campo fértil. A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades menores, como Nesher e Tirat Hakarmel. Este se trata do local onde se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. Foi no Monte Carmelo que Elias provou aos homens que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus, e não Baal.

 

São João Batista

Não fez milagres, mas, por sua pregação e pelo exemplo de sua vida, atraía à conversão. Desde seu nascimento até depois de sua morte, foi um verdadeiro arauto do Messias. Muito nos falam os Evangelhos da pessoa ascética do Batista, com suas vestes evocativas dos antigos profetas de Israel e sua austeridade de vida. Chegaram os judeus a pensar que estavam diante do Messias esperado.Entretanto, a história deste varão tão singular, cuja pregação marca o fim do Antigo Testamento e dá início ao Novo, é desconhecida para muitos.

A Presença Real de Cristo na Eucaristia

A doutrina eucarística de Santo Agostinho logo deu margem a diversas interpretações, que continuam até os nossos dias[46]. Não vou tratar de toda essa complexa temática, mas agrupar alguns textos em torno de algumas sínteses que são seguras:

Pentecostes

“Amanheceu para nós, irmãos, o dia venturoso, em que a santa Igreja brilha nos rostos de seus fiéis e arde em seus corações. Porque celebramos aquele dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo, glorificado pela ascensão após sua ressurreição, enviou o Espírito Santo. Assim está realmente descrito no Evangelho: O que tenha sede, diz, venha a mim; o que crê em mim, que beba: de seu interior manarão rios de água viva.

 

O JUBILEU UM ANO DE REMISSÃO E GRAÇA

O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. A celebração cristã do Jubileu se fundamenta na Bíblia, tanto no Antigo Testamento. De onde temos a tradição judaica, como no Novo Testamento. A palavra “Jubileu” vem do hebraico, yovel. Refere-se ao carneiro, cujo chifre foi usado para anunciar o ano festivo.

A conversão de Santo Agostinho

Tarde te amei,
beleza sempre antiga e sempre nova,
tarde te amei.
 
O momento da conversão na vida de Agostinho é dramático. 

Após anos de incertidão, resistência e confusão, ele encontra seu verdadeiro lar. Encontrando a si mesmo e a Deus, Agostinho encontrou a felicidade.

CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS

 

 

A Carta aos Romanos representa a síntese mais elaborada da teologia paulina, mesmo faltando a eclesiologia. Sob o aspecto histórico, Romanos ocupa urna grande importância porque:

 

Oficina de Oração Agostiniana – Março

Amados de Deus (1)

O amor e a eleição divina – parte bíblica

O tema dos Exercícios Espirituais Agostinianos de 2019 é o estudo da Carta de São Paulo aos Romanos. Paulo não fundou a comunidade cristã de Roma, nem a tinha visitado ainda. Ele escreve a carta, pelo que ouviu falar.

Em Roma havia uma colônia judaica, numerosa e ativa, de pelo menos 50.000 membros, com até 13 sinagogas, embora nem todos eram cristãos.