Category Archives: Artigos

Finados: Um dia de esperança e não de tristeza

 Em seu diálogo com Marta, que acabara de “perder” seu irmão e, em certo sentido, estava muito triste e se lamuriando, disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressureição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto/morta viverá” e continuou seu ensinamento a Marta e também a todos quanto até os dias de hoje ainda choram o falecimento, a morte de seus entes queridos, dizendo “Todo aquele que crê em mim, nunca morrerá. Crês, tu isto?”. (Evangelho de São João 11:25 – 26).

São Judas Tadeu Apóstolo

A Igreja celebra neste dia 28 de outubro a festa de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e é um dos santos mais populares no Brasil. Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão, com quem pregou na Pérsia. Ambos foram martirizados.Santa Brígida conta em suas Revelações que Nosso Senhor lhe recomendou que quando desejasse conseguir certos favores os pedisse por meio de São Judas Tadeu

Santa Madalena de Nagasaki

Agostiniana Recoleta Terciária, Madalena foi uma dentre os muitos mártires do Japão no século XVII.

Cristã entusiasta, ela conheceu os frades agostinianos recoletos em 1623, atuou como intérprete para eles e, mais tarde, foi também catequista.

Durante o período de perseguição aos cristãos ela sustentou a fé de muitos novos convertidos

Santo Ezequiel , o missionário

O santo agostiniano recoleto fez um trabalho importante em áreas de missão nas Filipinas e na Colômbia. Hoje são áreas desenvolvidas social e espiritualmente. A figura de San Ezequiel Moreno, primeiro santo agostiniano recoleto e bispo de Pasto, está intimamente ligada à missão. O religioso teve ao longo de sua vida o ardor missionário desde o início de sua vida religiosa. Nas Filipinas e na Colômbia, o trabalho iniciado pelos agostinianos recoletos continua importante hoje.

 

Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil

No dia 12 de outubro, o Brasil celebra com muita reverência a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, cuja imagem de barro escurecida pelo limo do fundo do Rio foi encontrada de modo semelhante ao da cena da pesca milagrosa do Evangelho (cf. Lc 5,1-11) por três pescadores em 1717, há quase 300 anos.

A Missão – Santo Agostinho

Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.

 

 

Pe. Pio e os Anjos da Guarda

O Padre Pio, durante sua vida, teve encontros com anjos e chegou a conhecê-los bem. E também recebeu locuções interiores que teve de discernir de quem vinham e como deveria agir com relação a elas.Em uma carta escrita em 15 de julho de 1913 a Anitta, ele oferece uma série de valiosos conselhos sobre como agir com relação ao anjo da guarda, às locuções e à oração.

 

 

Santa Teresinha do Menino Jesus

Nasceu em Alençon (França), em 1873; e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

São Jerônimo

Ao findar o mês da Bíblia, setembro, comemoramos o grande patrono das traduções bíblicas, São Jerônimo.

São Jerônimo: fortaleza da Cristandade em face da heresia

Padre da Igreja Latina, autor da Vulgata, tradução oficial em língua latina da Sagrada Escritura .Numa era muito conturbada para a Igreja, como foi o final do século IV e a primeira metade do século V, surgiu simultaneamente na Cristandade grandes luzeiros de santidade e ciência, tanto no Oriente quanto no Ocidente: Santo Hilário, Bispo de Poitiers, Santo Ambrósio, de Milão, e a “Águia de Hipona”, o grande Santo Agostinho, com São Jerônimo – cuja festa comemoramos no dia 30 de setembro – formam eles o ilustre grupo dos chamados quatro Padres da Igreja latina daquela época.

Arcanjos, São Gabriel, São Miguel e São Rafael

Ao todo existem 7 arcanjos, porém os únicos três citados nas escrituras sagradas são: São Gabriel, São Miguel e São Rafael. Os Arcanjos são uma das três hierarquias mais altas. Apesar disso, são os mais próximos da humanidade e são enviados por Deus em momentos de grandes sofrimentos, mudanças e revelações. Neste artigo iremos falar um pouco sobre cada um dos Três Anjos Santos do Senhor, Gabriel, Miguel e Rafael.