Category Archives: Artigos

Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2019

Queridos irmãos e irmãs!

Pedi a toda a Igreja que vivesse um tempo extraordinário de missionariedade no mês de outubro de 2019, para comemorar o centenário da promulgação da Carta apostólica Maximum illud, do Papa Bento XV (30 de novembro de 1919). A clarividência profética da sua proposta apostólica confirmou-me como é importante, ainda hoje, renovar o compromisso missionário da Igreja, potenciar evangelicamente a sua missão de anunciar e levar ao mundo a salvação de Jesus Cristo, morto e ressuscitado

São Jerônimo e Santo Agostinho

Neste mês dedicado a Sagrada Bíblia encerramos com a Festa de São Jerônimo. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

Arcanjos, São Gabriel, São Miguel e São Rafael

Ao todo existem 7 arcanjos, porém os únicos três citados nas escrituras sagradas são: São Gabriel, São Miguel e São Rafael.Os Arcanjos são uma das três hierarquias mais altas. Apesar disso, são os mais próximos da humanidade e são enviados por Deus em momentos de grandes sofrimentos, mudanças e revelações.Neste artigo iremos falar um pouco sobre cada um dos Três Anjos Santos do Senhor, Gabriel, Miguel e Rafael.

Pe. Pio e os Anjos da Guarda

O Padre Pio, que teve vários encontros com anjos durante sua vida terrena, escreveu esta incrível carta sobre como se relacionar com o anjo da guarda.

O Padre Pio, durante sua vida, teve encontros com anjos e chegou a conhecê-los bem. E também recebeu locuções interiores que teve de discernir de quem vinham e como deveria agir com relação a elas.Em uma carta escrita em 15 de julho de 1913 a Anitta, ele oferece uma série de valiosos conselhos sobre como agir com relação ao anjo da guarda, às locuções e à oração.

As Sete Dores de Nossa Senhora

1 – A profecia de S. Simeão

2 – A fuga para o Egito

3 – Jesus é perdido no Templo

4 – Maria encontra-se com Jesus a caminho do Calvário

5 – A crucificarão e morte de Jesus

6 = O lado de Jesus é trespassado, e Ele é descido da cruz

7 – Jesus é sepultado.

A Sagrada Correia de Nossa Senhora da Consolação

Era costume, na antiga Judéia, que as senhoras, desde jovens, andassem cingidas com uma correia, como símbolo da virtude da pureza. A Santíssima Virgem também usou a correia durante toda sua vida, conforme tradição recolhida por São João Damasceno, sendo com a mesma enterrada. Para mostrar aos fiéis quanto lhe é grata a devoção à Sagrada Correia, a Mãe de Deus tem-Se manifestado de diversas maneiras e realizado inúmeros prodígios desde o início da Igreja.

 

As Missões de Santo Ezequiel Moreno hoje

O santo agostiniano recoleto fez um trabalho importante em áreas de missão nas Filipinas e na Colômbia. Hoje são áreas desenvolvidas social e espiritualmente.A figura de San Ezequiel Moreno, primeiro santo agostiniano recoleto e bispo de Pasto, está intimamente ligada à missão. O religioso teve ao longo de sua vida o ardor missionário desde o início de sua vida religiosa. Nas Filipinas e na Colômbia, o trabalho iniciado pelos agostinianos recoletos continua importante hoje.

SANTO AGOSTINHO E MARIA

 

 

 

 

 

 

N.S. DO CARMO

Monte Carmelo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa “jardim” ou “campo fértil. A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades menores, como Nesher e Tirat Hakarmel. Este se trata do local onde se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. Foi no Monte Carmelo que Elias provou aos homens que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus, e não Baal.

 

São João Batista

Não fez milagres, mas, por sua pregação e pelo exemplo de sua vida, atraía à conversão. Desde seu nascimento até depois de sua morte, foi um verdadeiro arauto do Messias. Muito nos falam os Evangelhos da pessoa ascética do Batista, com suas vestes evocativas dos antigos profetas de Israel e sua austeridade de vida. Chegaram os judeus a pensar que estavam diante do Messias esperado.Entretanto, a história deste varão tão singular, cuja pregação marca o fim do Antigo Testamento e dá início ao Novo, é desconhecida para muitos.