Category Archives: Artigos

Retiros Carnaval 2020

Durante o Carnaval, muitos cariocas vivenciam a festa de uma forma diferente. Para os católicos que querem aproveitar os dias de folga para louvar a Deus, há muitas opções de retiros espirituais. A proposta é viver um Carnaval diferente com uma alegria que não termina na quarta-feira de Cinzas.

A “conversão” de São Paulo

Hoje falaremos da experiência que São Paulo teve no caminho de Damasco e, portanto, ao que comumente se chama a sua conversão. Precisamente no caminho de Damasco, nos primeiros anos 30 do século I, e depois de um período no qual tinha perseguido a Igreja, verificou-se o momento decisivo da vida de Paulo. Sobre ele muito foi escrito e naturalmente sob diversos pontos de vista. O que é certo é que ali aconteceu uma mudança, aliás, uma inversão de perspectiva. Então ele, inesperadamente, começou a considerar “perda” e “esterco” tudo o que antes constituía para ele o máximo ideal, quase a razão de ser da sua existência (cf. Fl 3, 7-8). O que tinha acontecido?

Oficina de Oração Agostiniana – Vivamos para o Senhor

Paulo pediu aos Romanos que “vossa caridade seja sem fingimento”. Que tivessem um ágape, um amor, uma caridade sem hipocrisia. Paulo quer que se tomem consciência da necessidade desse amor.

 

 

 

A Mãe de Deus por São João Paulo II

A contemplação do mistério do nascimento do Salvador tem levado o povo cristão não só a dirigir-se a Virgem Santa como a Mãe de Jesus, como também a reconhecê-la como Mãe de Deus. Essa verdade foi aprofundada e compreendida como pertencente ao patrimônio da fé da Igreja, já desde os primeiros séculos da era cristã, até ser solenemente proclamada pelo Concílio de Éfeso no ano 431.

A paz segundo Santo Agostinho

Neste 1º de janeiro celebramos a solenidade de N.Senhora Mãe de Deus e também temos o dia Mundial da Paz, portanto publicamos este artigo em que exprime o que Santo Agostinho pensa sobre a Paz

“A paz de todas as coisas é a tranquilidade da ordem” – Santo Agostinho, em ‘A Cidade de Deus’ (De civitate Dei), Livro XIX, Cap. 13, I.

SANTA MISSA DA NOITE DE NATAL

 

 

 

 

 

Advento

O Advento e o Natal experimentaram um incremento de seu aspecto externo e festivo profano tal que no seio da Igreja surge, da própria fé, uma aspiração a um Advento autêntico: a insuficiência desse ânimo festivo por si só se deixa sentir, e o objetivo de nossas aspirações é o núcleo do acontecimento, esse alimento do espírito forte e consistente do qual nos fica um reflexo nas palavras piedosas com as quais nos felicitamos nas festas. Qual é esse núcleo da vivência do Advento?

UM CARISMA QUE IMPELE RELIGIOSOS E LEIGOS À COMUNHÃO

O Prior Geral, Miguel Miró, recorda em sua mensagem a origem da Recoleção Agostiniana e nos convida a abrir nossos corações a Cristo e a olhar o futuro com esperança.

Amizade em Santo Agostinho – 2

Antes de entrarmos no conceito de amizade é muito importante falarmos sobre a origem dos nomes e das palavras. A própria Bíblia nos dá exemplos a respeito do assunto.

Cristo Rei

Termina o ano litúrgico, e no Santo Sacrifício do Altar renovamos ao Pai o oferecimento da Vítima, Cristo, Rei de santidade e de graça, Rei de justiça, de amor e de paz, como dentro de pouco leremos no Prefácio. Todos sentimos na alma uma imensa alegria ao considerarmos a santa Humanidade de Nosso Senhor: um rei com coração de carne, como o nosso; que é o autor do universo e de cada uma das criaturas, e que não se impõe com atitudes de domínio, mas mendiga um pouco de amor, mostrando-nos em silêncio as suas mãos chagadas.