Category Archives: Nossa Senhora

Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil

No dia 12 de outubro, o Brasil celebra com muita reverência a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, cuja imagem de barro escurecida pelo limo do fundo do Rio foi encontrada de modo semelhante ao da cena da pesca milagrosa do Evangelho (cf. Lc 5,1-11) por três pescadores em 1717, há quase 300 anos.

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

É uma devoção muito antiga. Teve origem com os Monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 Pai Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo.

Em muitas aparições de Maria Santíssima, Ela pede, ensina e reza junto, a oração do Rosário, como em Lourdes, em Fátima e tantas outras.

 

 

As Sete Dores de Nossa Senhora

1 – A profecia de S. Simeão

2 – A fuga para o Egito

3 – Jesus é perdido no Templo

4 – Maria encontra-se com Jesus a caminho do Calvário

5 – A crucificarão e morte de Jesus

6 = O lado de Jesus é trespassado, e Ele é descido da cruz

7 – Jesus é sepultado.

Nossa Senhora da Consolação e Correia

Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver: O povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, as mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29). Nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Nossa Senhora do Carmo

Monte Carmelo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa “jardim” ou “campo fértil. A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades menores, como Nesher e Tirat Hakarmel. Este se trata do local onde se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. Foi no Monte Carmelo que Elias provou aos homens que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus, e não Baal.

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora do Bom Conselho

Em 1903, Leão XIII incluiu a invocação “Mãe do Bom Conselho” na litania lauretana. O culto da Virgem com o título de Mãe do Bom Conselho, hoje difundido em todo o mundo, tem sua origem na cidade de Genazzano, localizada às portas de Roma, onde possui um famoso santuário. Em 25 de abril de 1467, um afresco representando a Virgem com o Menino que abraça a Mãe “apareceu admiravelmente” em uma parede da igreja agostiniana que estava sendo restaurada. Imediatamente a igreja se tornou um destino de peregrinações e a imagem estática da Virgem do Bom Conselho se espalhou por todo o mundo.

Nossa Senhora de Lourdes

No dia 11 de fevereiro de 1858, a Santíssima Virgem Maria aparecia à humilde Bernadette Soubirous, para pedir à Igreja oração e penitência pela conversão dos pecadores. As mensagens de Nossa Senhora, saídas da gruta de Massabielle, nos arredores da cidade francesa de Lourdes, até hoje ecoam no coração dos fiéis que, maravilhados com o amor da Mãe que veio ao encontro de Santa Isabel e vem, agora, ao encontro de seu povo, peregrinam à França buscando alívio para o corpo e para a alma

A Mãe de Deus por São João Paulo II

A contemplação do mistério do nascimento do Salvador tem levado o povo cristão não só a dirigir-se a Virgem Santa como a Mãe de Jesus, como também a reconhecê-la como Mãe de Deus. Essa verdade foi aprofundada e compreendida como pertencente ao patrimônio da fé da Igreja, já desde os primeiros séculos da era cristã, até ser solenemente proclamada pelo Concílio de Éfeso no ano 431.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.