Category Archives: Santos

São Judas Tadeu Apóstolo

A Igreja celebra neste dia 28 de outubro a festa de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e é um dos santos mais populares no Brasil. Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão, com quem pregou na Pérsia. Ambos foram martirizados.Santa Brígida conta em suas Revelações que Nosso Senhor lhe recomendou que quando desejasse conseguir certos favores os pedisse por meio de São Judas Tadeu

São Francisco

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Nasceu em Alençon (França), em 1873; e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

São Jerônimo

Ao findar o mês da Bíblia, setembro, comemoramos o grande patrono das traduções bíblicas, São Jerônimo.

São Jerônimo: fortaleza da Cristandade em face da heresia

Padre da Igreja Latina, autor da Vulgata, tradução oficial em língua latina da Sagrada Escritura .Numa era muito conturbada para a Igreja, como foi o final do século IV e a primeira metade do século V, surgiu simultaneamente na Cristandade grandes luzeiros de santidade e ciência, tanto no Oriente quanto no Ocidente: Santo Hilário, Bispo de Poitiers, Santo Ambrósio, de Milão, e a “Águia de Hipona”, o grande Santo Agostinho, com São Jerônimo – cuja festa comemoramos no dia 30 de setembro – formam eles o ilustre grupo dos chamados quatro Padres da Igreja latina daquela época.

Arcanjos, São Gabriel, São Miguel e São Rafael

Ao todo existem 7 arcanjos, porém os únicos três citados nas escrituras sagradas são: São Gabriel, São Miguel e São Rafael. Os Arcanjos são uma das três hierarquias mais altas. Apesar disso, são os mais próximos da humanidade e são enviados por Deus em momentos de grandes sofrimentos, mudanças e revelações. Neste artigo iremos falar um pouco sobre cada um dos Três Anjos Santos do Senhor, Gabriel, Miguel e Rafael.

São Cosme e São Damião

“Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!” Hoje, dia 26 de setembro, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente (Cilícia, Ásia Menor entre os séculos III e IV) e, desde jovens, eram reconhecidos pela habilidade deles como médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levavam para muitos a saúde do corpo e da alma.

Santo Padre Pio de Pietricina

Francesco Forgione (conhecido como Padre Pio de Pietrelcina) nasceu em Pietrelcina na Itália em 1887, em uma família humilde e muito católica. Desde a infância se mostrou caridoso e sempre fazia penitências a Deus. Com uma saúde muito frágil, sempre estava doente. Quando era muito pequeno conheceu um monge capuchinho do Convento de Morcone, Frei Camilo, que passou por sua casa pedindo esmolas, e desde então manifestou o desejo de ser sacerdote.

S. Mateus, Apóstolo e Evangelista

Naquele tempo, Jesus ia a passar quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou-se e seguiu-o. 10Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos. 11Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?» 12Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 13Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores. Mateus 9, 9-13

Santa Clara

 

“Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!” Neste dia 11 de agosto, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a ‘dama pobre’.

 

 

 

 

São Tiago Apóstolo (O Maior)

“Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João.” Atos dos Apóstolos 12:2