Category Archives: Santo Agostinho

São João Batista por Santo Agostinho

São João Batista, foi tão grande entre outros homens que recebeu o testemunho de Cristo, nosso Senhor: Dos nascidos de mulher, ninguém jamais foi maior que João Batista… Pela leitura do santo Evangelho, ouvimos como ele foi prodigiosamente concebido, quando não havia esperança, e como seu nascimento teve o alto testemunho do Espírito Santo. Seu pai ficou mudo por falta de fé, pois ele não acreditou no anúncio do anjo; a voz voltou ao nascimento do filho 2. O grande e profundo mistério deste grande homem é difícil de explicar, difícil de penetrar de maneira digna. Mas hoje essa é a sua festa, e este é o tópico que você deve e também deseja ser ilustrado. Lidaremos com o mistério desse homem na medida de nossa força e como Deus nos dará como um presente

Corpus Christi

Conforme escutamos, ao ser lido o santo Evangelho, o Senhor Jesus Cristo exortou a comer sua carne e a beber seu sangue, com a promessa da vida eterna. Nem todos os que escutastes essas palavras entendestes ainda. Os que sois batizados e fiéis sabeis, de fato, o que ele disse. Por outro lado, os que dentre vós são ainda chamados de catecúmenos ou ouvintes, puderam ouvir o que se lia, mas acaso o entendem? Logo, nossa palavra dirige-se a ambos.

O CREDO

Creio em Deus Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único filho, nosso Senhor que foi concebido, pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia subiu aos céus e está sentado a direita de Deus pai todo poderoso donde há de vir e julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

PENTECOSTES

No Pentecostes, Cristo cumpriu sua promessa.                                                                  1. Acho que você já sabe, queridos irmãos, que a Igreja hoje celebra a descida do Espírito Santo do Senhor. O Senhor prometeu a seus apóstolos que enviaria o Espírito Santo e, com a máxima fidelidade, manteve a promessa feita. Como a ressurreição do Senhor confirmou nos discípulos a fé na divindade daquele que se dignou fazer de nós homens, muito mais [confirmou] sua ascensão ao céu e ainda mais plena e perfeitamente o dom do Espírito Santo que ele enviou.

Vinde Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, 
enchei os corações dos vossos fiéis
 e acendei neles o fogo do Vosso Amor. 
Enviai o Vosso Espírito 
e tudo será criado
 e renovareis a face da terra.
Oremos: 
Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, 
com a luz do Espírito Santo, 
fazei que apreciemos retamente todas as coisas
 segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.
Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Na vida terrena somos peregrinos guiados pela fé

Não se turbe o vosso coração;
credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:1-6

ASCENSÃO DO SENHOR

A ressurreição do Senhor é a nossa esperança, a ascensão do Senhor é a nossa glorificação. Hoje celebramos a solenidade da Ascensão. Se queremos celebrar a ascensão do Senhor de maneira justa, fiel, devota, santa, piedosa, vamos subir com ele e manter nossos corações elevados. Ao subir, no entanto, não se orgulhe.

ESPERANÇA

Você ouviu a história da ressurreição de Cristo, como é contada pelo Evangelho, e também sabe que na ressurreição de Cristo, nossa fé encontra estabilidade. De fato, os pagãos, os iníquos e os judeus também acreditam na paixão de Cristo, mas apenas os cristãos acreditam na ressurreição de Cristo. Com um significado simbólico, a paixão de Cristo descreve as misérias da vida presente, enquanto sua ressurreição nos mostra a felicidade da vida futura. Atualmente, portanto, vamos nos submeter aos trabalhos, mas esperando por bens futuros, já que agora é hora de operar, chegará o tempo da recompensa. Aqueles que foram apáticos na realização das obras, apenas se tiverem uma face dura, podem exigir que a recompensa seja dada a eles.

Salmo 198 por Santo Agostinho

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.

A Conversão de Santo Agostinho

“Tarde eu te amei, beleza sempre velha e sempre nova, tarde te amei” (Conf. 10, 27, 38). Com esse grito do coração, Santo Agostinho expressa seu arrependimento por ter desperdiçado tantos anos de sua vida desperdiçados. A conversão foi para ele a chegada ao porto, depois de uma longa e penosa navegação pelo oceano de dúvida, incerteza e incoerência. Com a conversão, ele se encontra e, ao mesmo tempo, encontra a alegria de viver, experimenta o amor no abraço misericordioso do Pai e começa a ver a Igreja como mãe da salvação e modelo de vida. Durante a vigília pascal do ano 387, na noite de 24 a 25 de abril, Agostinho e seus amigos foram batizados em Milão por Saint Ambrose, bispo da cidade: “fomos batizados e toda a preocupação com a vida passada desapareceu de nós” (Conf. 9, 6, 14). A festa da Conversão de Santo Agostinho é celebrada na Ordem Agostiniana praticamente desde 1341, na data de 5 de maio, que decidiu que mais tarde seria escolhida no dia anterior para celebrar a festa de Santa Mônica. Desde 14 de junho de 1928, a Conversão é comemorada em 24 de abril