Category Archives: notícias

Reflexão do Papa Francisco sobre a Quaresma

Quaresma é um novo início, uma estrada que conduz a uma meta segura: a Páscoa da Ressurreição. O Papa nos traz, todos os anos, pouco antes de iniciar a Quaresma, uma mensagem que tenta nos direcionar para esse tempo de encontro com Deus.

Orações para Frei Heliodoro

 

 

 

 

 

 

 

Mensagem do Papa Francisco para CF2019

 

 

O Papa Francisco também este ano enviou uma mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade. Eis a íntegra da mensagem do Santo Padre:

 

 

 

Resumo Campanha Fraternidade 2019

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27)

 

 

 

 

 

Retiros Católicos de Carnaval 2019

Comunidade Católica Shalom

O retiro de Carnaval “Reviver”, organizado pela Comunidade Católica Shalom, acontecerá este ano de 3 a 5 de março, a partir das 8h30, em dois locais diferentes: na Arena da Juventude do Parque Olímpico de Deodoro, na Vila Militar, e na Arena Recreio, na Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio dos Bandeirantes. Com o tema: “Cristo é a nossa paz” (Ef 2,14), o retiro terá basicamente a mesma programação nos dois lugares. Haverá missa em todos os dias, louvor, adoração, pregações do tema central, Seminário de Vida no Espírito Santo, cursos para jovens e para famílias, shows, apresentação teatral, oração e aconselhamento e confissão. Além disso, nas duas arenas será realizado também o “Reviver Kids”, com uma programação especial para crianças.

O Seminário de Vida no Espírito Santo e os cursos acontecem nas tardes do evento, com os temas: “Santidade na atualidade” e “Como perdoar?”. Pela manhã é feita uma reflexão sobre o tema central do retiro, “Adoração ao Santíssimo e louvor”. Os shows acontecem à noite. O Cardeal Orani João Tempesta presidirá a missa na Arena Deodoro, no dia 3 de março, às 17h30.

A Arena da Juventude do Parque Olímpico de Deodoro está localizada na Estrada São Pedro de Alcântara, Vila Militar, e a Arena Recreio será na Paróquia Imaculada Conceição, na Rua Humberto Cozzo, 41, no Recreio dos Bandeirantes. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone: 3253-4831 ou no site: www.comshalom.org/rio.

O LACAIATO EM SANTO AGOSTINHO

 

 

“Ninguém pode dizer, porque o amor, Deus, é invisível. Porém, é verdade que tem pés: são os que caminham para a Igreja; tem mãos: são as que se estendem para os pobres; tem olhos: são os que veem o necessitado; tem ouvidos: são os que escutam o Senhor. ” (In Io. Ep. 7, 10)

 

 

 

 

XI Encontro Nacional da FRASAR

XI Encontro Nacional da FRASAR

 

O XI Encontro Nacional das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas (FRASAR ou FSAR) foi realizado em Ribeirão Preto, SP-Brasil, de 15 a 18 de novembro e 2018. Com o tema “O laicato em Santo Agostinho”, participaram mais de uma centena de membros das fraternidades e provenientes de vários estados do Brasil, vivenciando e refletindo o ideal de Santo Agostinho.

 

 

 

 

Ano do laicato: vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo!

O Ano do Laicato é uma inspiração para que, os leigos sejam mais uma vez, convidados a assumirem toda a força sobrenatural de seu Batismo. Com a celebração da festa de Cristo Rei, em 26 de novembro de 2017, a Igreja no Brasil deu inicio ao Ano do Laicato, em que as reflexões se darão a partir da seguinte temática: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. Mas o que é o Laicato? O laicato se refere aos laicos, ou seja, aos leigos. Aqueles homens e mulheres, batizados, mas não ordenados, e sendo a maior parte da Igreja, os leigos têm um chamado próprio e específico no anúncio do reino de Deus dentro da secularidade temporal. Atuam diretamente na presença concreta da Igreja, nos mais diferentes espaços sociais e culturais, levando o amor extraordinário de Deus por todos e cada um no ordinário do cotidiano.

Todos os Santos Agostinianos

Neste dia 13 de novembro, aniversário natalício de nosso Pai Santo Agostinho (que nasceu no dia 13 novembro de 354), celebram-se em única festividade, juntamente com os santos e bem aventurados das três Ordens agostinianas, cuja santidade foi reconhecida pela Igreja, todos os religiosos e religiosas santos, de todas as nações, tribos, povos e línguas, cujos nomes estão escritos no livro da vida (cf.Ap 7, 9; 20,12).