Santo Ezequiel Moreno, o santo protetor de pacientes com câncer

O  santo agostiniano recoleto morreu de câncer em 1906 em Monteagudo (Navarra); os milagres que a Igreja aprovou para a sua beatificação e canonização foram curas para o câncer e muitos testemunhos de pacientes com câncer afirmam ter superado esta doença graças à sua intercessão

 

 

 

Foi bispo de Pasto (Colômbia) e fez um importante trabalho pastoral, levantando a voz principalmente em defesa dos mais desfavorecidos. No entanto, San Ezequiel Moreno é mais conhecido por ser o protetor de pacientes com câncer. Muitas pessoas – doentes e familiares – recorrem ao Santo Agostiniano Recoleto para buscar consolo, alívio e cura na doença difícil.

Natural de Alfaro (La Rioja), ele fez sua profissão simples como agostiniano recoleto em Monteagudo (Navarra) com apenas 16 anos. Ezequiel Moreno y Díaz foi um dos primeiros missionários agostinianos recoletos que chegaram às Filipinas e reativaram as missões agostinianas coletadas na Colômbia. A Santa Sé nomeou-o Bispo de Pasto (Colômbia) em 1895. Apenas dez anos depois, em 1905, foi detectado um câncer na garganta. Esta foi a razão de seu retorno à Espanha, onde morreu em 19 de agosto de 1906 em Monteagudo.

A Igreja proclamou-o como um protetor especial de pacientes com câncer por causa da relação do bispo com o câncer: em 1906, ele morreu de câncer e os dois milagres aprovados pelo Vaticano para sua beatificação e canonização foram curas terminais de câncer. 19 de agosto, a festa do santo espanhol, é um dia notável para os devotos de San Ezequiel, que se colocaram em suas mãos antes do câncer e membros da família agostiniana Recoleta.

De agonia para completar a cura

A experiência de Carmela Jurado foi a que levou à beatificação de Ezequiel Moreno. Natural de Pasto, de onde o agostiniano recoleto era bispo, Carmela sofreu um tumor no nariz.

Numa primeira análise clínica, foi enviado ao Instituto do Rádio de Bogotá. Os médicos consideraram que era um tumor maligno. Exames médicos confirmaram que ele sofria de um câncer maligno naso-palatino, a mesma doença pela qual San Ezequiel Moreno morreu.

Depois de passar dois meses internados, os médicos aconselharam a família a levá-la para morrer em casa, porque nada poderia ser feito para sua recuperação. Na noite de 11-12 de fevereiro de 1947, ele já estava morrendo depois de receber a extrema-unção. Nas semanas anteriores, ele rezara com sua família duas novenas para San Ezequiel.

Na manhã seguinte, Carmela Jurado acordou totalmente curada e sem qualquer condição. A comissão da Congregação para a Causa dos Santos afirmou que o fato não tinha explicação científica e foi um milagre pela intercessão de Ezequiel Moreno.

Paulo VI o beatificou em 1 de novembro de 1975, a festa de Todos os Santos. Em sua homilia, o pontífice assegurou que o prefeito agostiniano recoleto de Pasto era “um exemplo vivo de santidade para os bispos”.

O milagre da canonização

A colombiana María de Jesús Náñez obteve o milagre que deu lugar à canonização. Ocorreu na noite de 18 de julho de 1986. María de Jesús Náñez tinha sido operada por câncer em sua perna direita e se reproduzira com metástases em seu seio esquerdo.

Entregando-se a Ezequiel Moreno, ele foi milagrosamente curado. A Santa Sé estudou o milagre e deu lugar à canonização, entendendo que María de Jesús Náñez havia sido curada pela intercessão do frade agostiniano recoleto.

Por ocasião do V Centenário da Evangelização, San Juan Pablo II elevou San Ezequiel Moreno aos altares de Santo Domingo. Em sua homilia, o Santo Padre disse que o Santo Agostiniano Recoleto “é apresentado antes de tudo como modelo de evangelizador, cujo desejo incontrolável de anunciar Cristo guiou todos os passos de sua vida”.

Há muitas pessoas que são atualmente confiadas a San Ezequiel Moreno para interceder por pacientes com câncer com esta oração:

Cristo Jesus, que por nós abraçou a Cruz: tenha em mente (nome do paciente) quem sofre a doença. Fortalece-o com o teu espírito. Dê paciência à dor e força na fé. Deixe-o se sentir confortado por você. Que o Santo Ezequiel Moreno o tome sob sua proteção. Amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *