Todos os Santos da Ordem

todos os santosNo dia de hoje, aniversário natalício de nosso Pai Santo Agostinho (que nasceu no dia 13 novembro de 354), celebram-se em única festividade, juntamente com os santos e bem aventurados das três Ordens agostinianas, cuja santidade foi reconhecida pela Igreja, todos os religiosos e religiosas santos, de todas as nações, tribos, povos e línguas, cujos nomes estão escritos no livro da vida (cf.Ap 7, 9; 20,12).

A presente celebração é nossa ação de graças a Deus porque derramou abundantemente o dom santidade na história das nossas três Ordens, além de ser um convite a que sigamos os passos de tantos irmãos e irmãs que seguiram com entusiasmo o Evangelho de Cristo, vivendo assim sua consagração ao Senhor.

Deus é Santo e é aquele faz santos. Perscrutando a galeria dos santos estaremos em contato com as mais preciosas obras de arte na história da Igreja. Não que eles foram tocados pelo Espírito de Deus ou sobre as suas cabeças línguas de fogo e nada mais. Em meio a essa Igreja é a rocha de salvação e pedra de escândalo, amaram a formosura sempre antiga e sempre nova de Deus, serviram a Jesus cristo e os pobres e enfermos.
A lista dos santos e beatos que pertencem à família agostiniana é longa. Além de Santo Agostinho e Santa Mônica, Santa Rita de Cássia, Santa Clara de Montefalco, Santa Magdalena de Nagasaki, São Nicolás de Tolentino, Santo Tomás de Vilanova, Santo Alonso de Orozco, São Juan de Sahagún, São Juan Stone, Santo Ezequiel Moreno…, você tem que ter um grande grupo de devotos e beatos. Nós, devemos adicionar uma multidão sem nome de irmãos e irmãs que nos esperam na pátria celeste, que ainda formam a Igreja peregrina.

Eles tinham, homens e mulheres, as forças justas, lutaram contra o egoísmo diariamente para manter o coração limpo, confiaram a Deus incondicionalmente. É uma graça para torná-los o caminho da esperança para a cidade de Deus. Agora, como escreve Santo Agostinho: buscar juntos crer, para que depois poder assistir a desfrutar. Conhecer a Deus de forma tão clara que veremos no espírito cada um de nós, o que vemos nos outros e o que vemos em si mesmo, vamos ver no novo céu e da nova terra, e mesmo em toda criatura existente. Há descansar e ver; ver e amaremos; amor e louvor.
As fontes de informação para as notas biográficas sobre os Santos Santos e Bem-aventurados agostinianas o livro: Sedução de Deus (Pubblicazioni Agostiniane, Roma 2001), de autoria do Padre Fernando Rojo Martínez, OSA, e santos e beatos da família agostiniana. Subsídio litúrgico Missal Agostiniano, publicado pela Federação Agostiniana Espanhola (FAE, Madrid 2008).

Ordem de Santo Agostinho
Ordem dos Agostinianos Recoletos
Ordem dos Agostinianos Descalços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *