O sofrimento de Jesus nas periferias do mundo

 

Jesus continua a morrer na cruz em nossos dias. É o sofrimento de tantas pessoas por causa do ódio, crises econômicas ou doenças sociais. 

Sobre isso escreve este artigo das Filipinas o agostiniano recoleto Jaazeal Jakosalem

 

Quando o sofrimento do mundo terminará? Aprendamos do caminho de Jesus: ele combate o sofrimento com amor, transforma sua própria morte com a glória de sua ressurreição e, melhor de tudo, oferece perdão além do peso de nossos pecados.

A igreja sofre por todos

O sofrimento espreita as periferias do mundo; as pessoas pagam o preço da guerra, a agitação civil, a desigualdade econômica, o terrorismo, a destruição do meio ambiente, as tragédias, o consumismo e todo o resto. A Igreja fala do sofrimento dos migrantes expulsos de sua terra natal devido à pobreza, fome, guerra e opressão. A Igreja fala do sofrimento entre as nações confrontadas pela indiferença ideológica. A Igreja fala do sofrimento entre as famílias afetadas por crises morais, econômicas, financeiras, sociais e comportamentais. A Igreja fala do sofrimento entre os povos confrontados pelo ódio devido à fé, cor ou gênero. A Igreja fala do sofrimento produzido para o meio ambiente devido à falta de preocupação com as futuras gerações. A Igreja fala do sofrimento das mulheres que sofrem discriminação e abuso sexual. A Igreja fala do sofrimento das pessoas nas ruas que não têm abrigo e comida. A Igreja fala do sofrimento das pessoas assassinadas como uma maneira de parar o problema das drogas e outras doenças sociais. A Igreja fala do sofrimento das vítimas do “abuso sexual clerical”. Tudo isso está enraizado na ganância por poder, indiferença em relação às pessoas, injustiça social e falta de preocupação com a humanidade. A Igreja fala do sofrimento das pessoas assassinadas como uma maneira de parar o problema das drogas e outras doenças sociais. A Igreja fala do sofrimento das vítimas do “abuso sexual clerical”. Tudo isso está enraizado na ganância por poder, indiferença em relação às pessoas, injustiça social e falta de preocupação com a humanidade.

A humanidade sofre

É então necessário perguntar: Eu sofro com Jesus, como ele? A Semana Santa nos oferece a oportunidade de aumentar nosso sofrimento e alcançar um senso de “plenitude” em nossa jornada cristã. O prelúdio da morte e ressurreição de Jesus é a compreensão da missão de sua vida como “caminho” para cumprir a vontade do Pai, através do sofrimento enraizado em uma causa maior: salvar a humanidade, revelando à humanidade a bondade e amor de seu pai.

Nosso mundo precisa neutralizar o sofrimento humano com bondade para a humanidade. Exigir uma paz justa e duradoura para os países que participam interna e externamente em guerras; promover a economia de intercâmbio entre nações ricas com países pobres e em desenvolvimento; quebrar o ciclo injusto dos pagamentos e obrigações da dívida nos países do terceiro mundo; promover a igualdade social em vez de promover uma economia baseada no capitalismo. Ainda existem formas e meios de transformar nosso sofrimento coletivo impulsionado pela ganância, com um equilíbrio social baseado na justiça.

Não apenas identificamos o sofrimento de Jesus como nosso, mas também nos faz descobrir nosso senso de missão para um propósito maior. É o caminho para tomar conta do sofrimento da humanidade; não só resolver problemas, mas acompanhar as pessoas para trabalhar e lutar pela relevância e justiça.

Transformando o sofrimento

“A maior prova da confiabilidade do amor de Cristo é encontrada em sua morte para os homens” (Papa Francisco, LF, 16). Nós não podemos escapar do sofrimento. Jesus deu seu último suspiro em meio seguidores perseguidos, revolucionários inquietos, trabalhadores e até mesmo o regime opressivo de oportunistas obscuros. Seu corpo brutalizado traz as marcas da injustiça, dos cuspes e das chicotadas. Apesar de tudo, sua alma ainda quer perdoar em meio ao sofrimento. Sua humanidade falha, seus ossos estão quebrados; suas extremidades, fraturadas e sua pele machucada. Enquanto pendurado na cruz no cumprimento da missão do Pai, Jesus rezou com as palavras do Salmo: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34) No entanto, o seu sofrimento Oferece transformação no meio do choro, do desespero e do quebrantamento.

Nós tomamos o sofrimento de Jesus como nosso, sua própria vida não está longe da nossa. Ele viajou através das dores e lutas da vida, sua humanidade plenamente incorporada na nossa não aconteceu em um ambiente sobre-humano. Não é apenas uma mera semelhança humana, mas Jesus é real como um homem pobre; Ele pegou o martelo, as unhas e, como qualquer outro carpinteiro, ganhou a vida como faz-tudo em sua cidade, aprendendo a aperfeiçoar a habilidade de construir não apenas casas, mas também lares.

Redentor sofrendo

Sua encarnação significa tanto a aceitação de sua humanidade quanto a dor do sofrimento: ele foi rejeitado, perseguido e sentenciado à morte com uma mancha de injustiça. Jesus pronunciou isto em seu último suspiro: Tudo está terminado! (João 19:30) Sua morte redentora terminou com a nossa morte humana, que oferece esperança além do nosso sofrimento humano.

Jesus não esperava a glória de sua ressurreição, porque esta não é a recompensa pela qual ele morreu; é completamente a vontade do pai. Como missionário, ele foi além das oportunidades de poder e opulência; sua revolução não era política, mas mostrava uma verdadeira revolução baseada na autêntica redenção, libertando as pessoas da escravidão do pecado e da estrutura social injusta. Ataca a violência com o poder não violento da cruz. Ele busca a justiça da interpretação autêntica do amor. Ele capacita seus discípulos não com riquezas, mas com a riqueza do serviço. “Se o amor do Pai não tivesse ressuscitado Jesus dos mortos, se ele não pudesse devolver a vida ao seu corpo, não seria um amor totalmente confiável” (Papa Francisco, LF, 17).

De Jaazeal Jakosalem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.