Duas Devoções

 

 

Neste mês de maio onde se comemora a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos em Portugal em 1917.   É importante lembrar as duas antigas devoções Marianas a Nossa Senhora neste mês de maio.

Nossa Senhora das Graças – 8 de Maio

A devoção de Nossa Senhora de Graça lembra a saudação do Arcanjo são Gabriel à Maria, na Anunciação quando falou para Ela: “Deus te salve, Maria, cheia de graça”.

“Mater Gratiae” é o título mais antigo do culto mariano da Ordem Agostiniana. O capítulo geral de 1284 prescrevia cantar ou recitar todos os dias em sua honra o noturno Mariano conhecido entre nós com o nome de “Benedicta”, no qual foi invocado: “Você, Mãe da Graça”. A antífona “Ave Regina coelorum”, que remonta ao século XIII, também foi dedicada a homenagear a “Mãe da Graça”. O capítulo geral de 1377 ordenou a recitação do verso “Maria Mater Gratiae”.

Em 1807, a Ordem da Virgem da Graça foi concedida à Ordem, que seria celebrada em 1º de junho, indo para 8 na reforma de 2002..

A primeira notícia historicamente documentada é do ano 1401 e refere-se a uma confraria organizada nos conventos de Santo Agostinho e Nossa Senhora de Graça em Valência (Espanha) e Lisboa (Portugal).

Pouco a pouco a devoção foi redobrando forças em nossas expressões comunitárias e litúrgicas adquirindo grande difusão a partir do século XVI; pelo fato de se começarem a construir conventos sob este título e também o relato de uma lenda que posteriormente espalhou-se, segundo a qual a Virgem de Graça haveria impedido que o Papa tirar da Ordem a batina branca que então se vestia em sua honra.

Nossa Senhora do Socorro – 13 de Maio

Dada a grande hostilidade entre a Mulher e a Serpente que, por decreto de Deus, passa pela história humana desde suas próprias origens (Gn 3, 1-6, 23-15) até o fim dos tempos (Ap 12, 1-3) , 7-12, 17), a Virgem Maria defende e assiste incessantemente a Igreja, alimentando a fé dos cristãos e ajudando-os nas suas necessidades.

Sobre a origem deste título, temos dados na tradição da data encomenda de volta para 1300 e 1306. Início da devoção e divulgação do que é atribuído ao Beato Nicolau de Bruno Messina prior do convento agostiniano de Palermo na ilha da Sicília. Fiel devoto da Virgem, sempre veio a ela, tendo sinais óbvios de sua intercessão e ajuda.

Em torno da imagem da Virgem na Sicília uma lenda, coletadas das crônicas antigas, que fala de uma mãe de Palermo, que a atormentava com o choro da criança em um momento de desespero, ela disse, “O diabo te levar”. Nisto o diabo aparece na figura de um  monstro negro. Horrorizada a mãe, invocou a Virgem e exclamou: «Virgem santa, Mãe minha, socorrei-me» Maria veio em seu auxílio a perseguir o inimigo infernal com uma vara enquanto acolheu a criança sob sua capa. Em ação de graças a mãe entrou na igreja dos Agostinianos e viu que a senhora era como que a imagem que o Padre Nicholas chamava de Nossa Senhora do Socorro.

A lenda se espalhou, causando uma intensa devoção a Maria Socorro e devoção atravessou o Mediterrâneo a partir da Sicília  nas comunidades,chegando as comunidades agostinianas espanholas, particularmente na província do Reino de Aragão. Santo Tomás de Villanueva, que viveu no Convento de Nossa Senhora do Socorro em Valência, foi um propagador de destaque desta devoção mariana.

 Este título cresce de forma clara e precisa na iconografia agostiniana do Novo Mundo; estendendo-se na  América hispânica, graças ao trabalho dos missionários agostinianos. Permanece forte no México nas províncias agostinianas. O mexicano Santíssima Elias do Socorro Nieves (beatificado em 1997) teve a honra de levar o título da Virgem ao lado de seu nome.

Fontes de informação para as notas biográficas sobre Santos agostinianos e. Bem-aventurados: os livro Seduction of God (Pubblicazioni Agostiniane, Roma 2001), de autoria do Pe. Fernando Rojo Martínez, OSA, e Santos e Beatos da família agostiniana. Provisão para agostiniano litúrgica Missal, publicado pela Federação Agostiniana Espanhola (FAE, Madrid 2008).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.